Pontuando os problemas do Empreendedorismo no Brasil. |
O micro e pequeno empreendedor brasileiro tem que enfrentar diversos desafios para alcançar seus objetivos comerciais, manter sua empresa em funcionamento, pagar os fornecedores, tributos fiscais, funcionários e ter rentabilidade. O malabarismo parece ser algo difícil de se manter por muito tempo, e é. Em um dado momento torna-se cansativo manter as bolinhas no ar, enquanto o malabarista equilibra-se no monociclo em cima da madeira e de uma grande bola.
Estatísticas do IBGE (2014) mostram que 6 a cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos de mercado. 60% delas fecham antes mesmo do segunda ano em atividade. Apesar das estatísticas mostrarem que empreender no Brasil é uma atividade que requer habilidade, o empresário brasileiro precisa compreender que empreender não precisa ser sempre uma performance de risco. Se você visa ficar fora do grupo das empresas que não conseguem se consolidar no mercado há algumas providências que precisam ser tomadas para você consiga consolidar o negócio e evitar falência.
É importante que você saiba que a visão de negócio, motivação e otimismo são importantes para o empreendedor manter-se com um padrão de trabalho e empenho altivo, entretanto a administração de uma empresa, ainda que pequena, não é tão simples e fácil quanto parece. Entre os principais problemas dos empreendedores brasileiros encontramos a falta de planejamento, desorganização, descontrole financeiro, despreparo, falta de diálogo com o mercado, necessidade de informatização, cópia de modelos obsoletos, e diversos outros problemas internos. No grupo dos problemas externos encontramos dificuldades para lidar e entender o faturamento, e a manutenção do mesmo, falta de objetivos empresariais, equipe desmotivada, sobrecarregada que resulta no mau atendimento e consequentemente falta de clientes e capital, e um dos principais obstáculos é a compreensão da importância da contabilidade de uma empresa.
O cálculo de impostos, a sonegação fiscal, o excesso e as constantes mudanças na legislação são fatores que devem ser levados em consideração pelo empreendedor. Para as certidões de tributos fiscais, estaduais e municipais adimplentes, é preciso que o gestor responsável crie uma sistematização de controle sobre as taxas. De acordo com o IBPT “, as pequenas empresas gastam em média 1.958 horas ao longo do ano para realizar a gestão e o pagamento das obrigações tributárias. Para piorar, impostos e taxas podem representar 68,4% da lucratividade das companhias”.
Pensando em todas essas pontuações o Streetsales desenvolveu um sistema que permite ao micro e pequeno empreendedor a administrar seu negócio de forma prática, ágil e organizada, evitando assim os problemas com o gerenciamento.
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