O controle de estoque vai impactar diretamente nas questões relacionadas às vendas e atendimento. É necessário criar estratégias variadas para cada tipo de grupo de produtos, de acordo com o ramo.
As operações logísticas e controle de estoque de uma empresa são primordiais para o relacionamento e comunicação com fornecedores, colaboradores e clientes.
Abaixo listamos os principais tipos de estoque usados no mercados.
- Estoque de Antecipação – é organizado de acordo com as necessidades de demanda sazonal. Quando uma empresa se antecipa a produção para atender a crescente procura em uma determinada época, de acordo com as previsões de cada setor.
- Estoque Regulador – é organizado para diminuir perdas e evitar riscos. Muito utilizado por instituições que precisam ter o cuidado de gerenciar filiais, devido ao ciclo de rotatividade dos produtos, e dos diferentes tipos de demandas de diferentes unidades e região. Esse tipo de estoque pode ser descentralizado e resultam em menor tempo de entrega e custo final.
- Estoque compartilhado – é usado por aquelas empresas que dispõem de canais de venda online e físico. Dividindo-se entre as vendas presenciais e a distância. Esse tipo de estoque otimiza o espaço físico, porém precisa ser muito bem organizado, uma vez que existe dois canais de venda e a centralização do controle.