Sonegação de Impostos: o que é? Como fugir desta prática?

            O ato de omitir informações fiscais ou deixar de declarar ganhos e movimentações às autoridades fiscais é crime fiscal. A inadimplência fiscal é uma forma de fraudar a apuração devida do imposto e muitos empresários, principalmente os donos de micro e pequenas empresas acabam deslizando nisso sem ter conhecimento das penas e incidências. 

A sonegação de impostos custa caro aos cofres públicos, e segundo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) 49% das médias empresas e 65% das pequenas empresas não estão em dia com os tributos. A omissão dos dados fiscais acarreta em custos diretos e indiretos para o próprio empreendedor, que gera multas e taxas de juros altas. E muitas vezes o atraso no pagamento de tributos podem configurar como crime tributário na interpretação do Judiciário. 

As contas da empresa podem ser prejudicadas pela negativa de empréstimos e linhas de crédito para o negócio. E, apesar da dificuldade de colocar as contas em dia e lidar com os pagamentos dos tributos é preciso buscar formas de solucionar os problemas fiscais e fugir dos problemas acarretados pela sonegação de impostos.

A Receita Federal e o Ministério Público atuam de forma sistemática e efetivas na busca de fraudes e infrações, e dependendo da denúncia penas como a penhora de bens, crime de responsabilidades, entre outros, podem ser aplicadas. 

Realizando um bom planejamento e com a ajuda de softwares, como o Streetsales, que realizam cálculos de tributos e regularização das contas fiscais, é possível ficar tranquilo com as obrigações fiscais, e reduzir os custos tributários. 
Entre em contato e saiba mais.

Fonte: IBPT

https://ibpt.com.br/noticia/2734/Brasil-deixou-de-arrecadar-R-345-bi-por-sonegacao-de-impostos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *